Pesquisar este blog

Carregando...

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Atividades que estimulam a Alfabetização


Bilhetinhos Embaralhados


Objetivo: Estimular o pensamento, a leitura e composição e decomposição

Descrição

Envelopes feitos de cartolina colorida, na quantidade equivalente ao número de crianças participantes.Frases escritas em tiras de cartolina branca recortada de forma a separar cada palavra.Em cada envelope são colocados os pedaços de cartolina com as palavras que formam uma sentença completa.

Figuras e palavras

dado


Objetivo:Estimular a alfabetização e a Associação palavra/figura


Descrição

40 tampas redondas de plástico: em 20 delas são colocadas figuras aproveitadas de livros, jornais e revistas e nas outras 20, palavras correspondentes.

Ganhando letras

Objetivo:Propiciar o desenvolvimento da formação de palavras, reconhecimento de letras e coordenação dos movimentos.

Descrição

Dez garrafas de plástico, em cujas tampas estão pregadas , com durex, letras do alfabeto.As garrafas são cortadas a 10cm da base e colocadas dentro de uma caixa de papelão de aproximadamente 60cm x 40cm.
As argolas são feitas com parte de baixo que sobrou das garrafas e cobertas com yiras de papel, as tampas avulsas tem letras iguais às que estão nas garrafas, basicamente três de cada.


ATIVIDADE I - APRESENTAÇÃO DO JOGO :
1 - APRESENTAÇÃO DOS MATERIAIS:
Professor, busque materiais que serão utilizados na nossa aula, tais como:
Cartolinas - com letras distribuídas;


Fonte: Cartela de Bingo  

Tampinhas de refrigerantes - para marcar as letras e marcar o placar (serão úteis para os alunos realizarem algumas operações matemáticas - adição e/ou subtração, em especial).

Pacotes com todas as letras do alfabeto - essas letras deverão ficar num saco, onde serão retiradas as letras. 
Fonte: Alfabeto Ilustrado  
DICA 1 - Com os materiais organizados explique para os alunos que será muito importante que eles cuidem desses materiais para que sejam utilizados durante toda a aula; 
DICA 2 - Observe a escolha dos objetos que serão utilizados para marcarmos o bingo e o placar: tampinhas de garrafas Pet. Não só é uma utilização pela segurança dos alunos, já que sementes ou similares de pequeno tamanho são perigosos, como podemos inserir nesse contexto um debate sobre o aproveitamento de materiais recicláveis, como as tampinhas de garrafas Pet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário