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sexta-feira, 6 de julho de 2012

Atividades que estimulam a Alfabetização


Bilhetinhos Embaralhados


Objetivo: Estimular o pensamento, a leitura e composição e decomposição

Descrição

Envelopes feitos de cartolina colorida, na quantidade equivalente ao número de crianças participantes.Frases escritas em tiras de cartolina branca recortada de forma a separar cada palavra.Em cada envelope são colocados os pedaços de cartolina com as palavras que formam uma sentença completa.

Figuras e palavras

dado


Objetivo:Estimular a alfabetização e a Associação palavra/figura


Descrição

40 tampas redondas de plástico: em 20 delas são colocadas figuras aproveitadas de livros, jornais e revistas e nas outras 20, palavras correspondentes.

Ganhando letras

Objetivo:Propiciar o desenvolvimento da formação de palavras, reconhecimento de letras e coordenação dos movimentos.

Descrição

Dez garrafas de plástico, em cujas tampas estão pregadas , com durex, letras do alfabeto.As garrafas são cortadas a 10cm da base e colocadas dentro de uma caixa de papelão de aproximadamente 60cm x 40cm.
As argolas são feitas com parte de baixo que sobrou das garrafas e cobertas com yiras de papel, as tampas avulsas tem letras iguais às que estão nas garrafas, basicamente três de cada.


ATIVIDADE I - APRESENTAÇÃO DO JOGO :
1 - APRESENTAÇÃO DOS MATERIAIS:
Professor, busque materiais que serão utilizados na nossa aula, tais como:
Cartolinas - com letras distribuídas;


Fonte: Cartela de Bingo  

Tampinhas de refrigerantes - para marcar as letras e marcar o placar (serão úteis para os alunos realizarem algumas operações matemáticas - adição e/ou subtração, em especial).

Pacotes com todas as letras do alfabeto - essas letras deverão ficar num saco, onde serão retiradas as letras. 
Fonte: Alfabeto Ilustrado  
DICA 1 - Com os materiais organizados explique para os alunos que será muito importante que eles cuidem desses materiais para que sejam utilizados durante toda a aula; 
DICA 2 - Observe a escolha dos objetos que serão utilizados para marcarmos o bingo e o placar: tampinhas de garrafas Pet. Não só é uma utilização pela segurança dos alunos, já que sementes ou similares de pequeno tamanho são perigosos, como podemos inserir nesse contexto um debate sobre o aproveitamento de materiais recicláveis, como as tampinhas de garrafas Pet.


Fases da Escrita - Nível Alfabético


O aprendiz analisa na pala­vra suas vogais e consoantes. Acredita que as palavras escritas devem representar as palavras faladas, com correspondência absoluta de letras e sons. Já estão alfabetizados, porém terão conflitos sérios, ao comparar sua escrita alfabética e espontânea com a escrita ortográfica, em que se fala de um jeito e se escreve de outro. 

 

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Fases da Escrita - (Silábico-alfabético)


O processo começa a ser formado quando a criança descobre que a sílaba não pode ser considerada como uma unidade.


"O período silábico-alfa­bético marca a transição entre os esquemas prévios em vias de serem abandonados e os esquemas futuros em vias de serem construídos. Quando a criança descobre que a sílaba não pode ser considerada como unidade, mas que ela é, por sua vez, reana­lisável em elementos menores, ingressa no último passo da compreensão do sistema socialmente estabelecido. E, a partir daí, descobre novos problemas: pelo lado quan­titativo, se não basta uma letra por sílaba, também não pode estabelecer nenhuma regularidade duplicando a quantidade de letras por sílaba (já que há sílabas que se escrevem com uma, duas, três ou mais letras); pelo lado qualitativo, enfrentará os problemas ortográficos (a identidade de som não garante a identidade de letras, nem a identidade de letras a de som)." (FERREIRO, 1985, p. 13-14). 


(criança no período silábico- alfabético)
 


Fases da Escrita - Silábico


O nível silábico de alfabetização o desmembramento que a criança faz da palavra , pois cada sílaba passa a ter valor de uma letra, exemplo: para MENINO grafar, MIO (M=me, I= ni, O=no), para GATO, GO (G=ga, O=to).

O nível silábico é feito com atividades de vinculação do discurso oral com o texto escrito, da palavra escrita com a palavra falada. O aprendiz descobre que a palavra escrita representa a palavra falada, acredita que basta grafar uma letra para se poder pronunciar uma sílaba oral, mas só entrará para o nível silábico, com correspondência sonora, à medida que seus registros apresentarem esta relação
Ao descobrir a sílaba na fala (e não na escrita) a criança sabe que a escrita vincula-se à pronúncia das partes da palavra ( hipótese de que a sílaba oral corresponde a uma letra);
O aluno silábico tem dificuldades em escrever monossílabos, lê apontando para as palavras.



quarta-feira, 4 de julho de 2012

Fases do processo da escrita - Pré-silábico


O aprendiz pensa que pode escrever com desenhos, rabiscos, letras ou outros sinais gráficos, imaginando que a palavra assim inscrita representa a coisa a que se refere.
Somente quando for questionado sobre a quantidade de vezes que abrimos a boca para pro­nunciar determinada palavra é que o aluno começará a antecipar a quantidade de letras que deverá registrar para escrever. Neste momento, o aluno avança para o próximo nível de escrita, o silábico, sem valor sonoro, pois de início, grafará uma letra para cada sílaba, entretanto, seu regis­tro não terá correspondência sonora.


terça-feira, 3 de julho de 2012

Aquisição da Escrita




Atualmente, podemos observar cada vez mais crianças com dificuldades em leitura e escrita. São crianças que não possuem estímulo, nem hábito de leitura tendo que ser preciso a motivação para serem despertadas para o prazer que a leitura pode proporcionar. Crianças que convivem com pessoas que leem jornais, revistas e livros estão naturalmente motivadas, ficam curiosas em saber o que os outros estão lendo
O blog vai demonstrar as fases que o sujeito perpassa para chegar a alfabetização, demonstrando ferramentas que possibilitem ao educador para que perceba as dificuldades dos alunos e como superá-las, além de fornecer atividades que facilitem no processo ensino-aprendizagem.